terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Comilança (pré-)natalina

Vésperas de Natal... Falta tempo e sobram festas!! Não vou à confraternização da Faculdade hoje... Pela manhã, fizemos o "amigo secreto do baixo clero" do nosso grupo de pesquisa, já saí de lá depois das 13:00h e soube que o pessoal que estava lá não vai ficar até a tarde... Como ainda terei a última aula de Pilates do ano hoje às 18:00h, também desisti de comparecer...
.
Pois é... Eu gostaria muito de não ser exposta a tanta comilança no Natal... Não acho que confraternização tem que ter comida... Muito menos a quantidade e a variedade excessiva que acaba sendo oferecida nas festinhas de fim de ano... Parece que ninguém gosta de mim... que todos me querem ver gordona!! (ainda recebi de presente de amigo secreto uma enorme caixa de bombons de chocolate Ferrero Rocher... Como posso resistir a eles e continuar na minha incansável luta em busca dos 63 quilos??)
..
Não lembro de haver, quando eu era pequena, toda essa (como diria minha amiga Elcinha) orgia gastronômica natalina...
..
Lembro que papai comprava, talvez um mês antes do Natal, um peru vivo, na feira. O peru ficava lá em casa sendo especialmente tratado por mamãe, que o alimentava com milho para e, às vezes com um preparado cozido que lhe era "oferecido" goela abaixo... SE não me falha a memória, o procedimento era, não só para engordar o bichinho, como também para deixá-lo mais saudável...
..
O peru, conforme minha lembrança, ficava amarrado com uma cordinha, pelo pé, em um cano que havia no meio do quintal lá de casa... era um cano com uma torneira, que era usada para ligar a mangueira e molhar as plantas... só não lembro é das tais plantas...
..
Quer dizer, lembro de fruteiras, no quintal lá de casa... e dos pés de tomates que eu plantava... Tomates eram meu almoço predileto!! Sempre que podia, eu trocava o arroz-com-feijão por alguns (na época eu diria "algumas") tomates inchados... ou "de vez", como se fala aqui em Salvador...
..
Lembro que papai ganhava (ou comprava e eu achava que ele ganhava??) cestas enormes de Natal... Era cesta mesmo, não era como umas modernas, que veem sem a cesta, não... Daquelas cestas, o que eu mais gostava era de uns biscoitos que vinhas em latas decoradas (acho que a marca era Duchen)... os biscoitos eram deliciosos, mas o que eu almejava mesmo era ficar com uma daquelas latas... Acho que nunca consegui... Mamãe tinha uma lata daquelas que eu achava linda! Era lá ela guardava coisinhas que lhe eram preciosas... Eu também queria construir o meu tesouro!!
..
Pois é.. lembro daquelas cestonas, e lembro que vinham cheias de coisa que eu não gostava, como passas e uma latona de doce onde havia marmelada e "figada"... Eita docinhos ruins!! Eu preferia a goiabada...
..
Mas essa também não era comum lá em casa... Os doces que costumávamos consumir era os feitos por mamãe... a goiabada "de corte" era comprada vez por outra, para ser derretida e servir de recheio para o bolo de rolo...
..
Aí sim!! Esse eu adorava!! Mas não lembro se fazia parte do cardápio do Natal... Nessa época eu lembro que mamãe fazia um tal de "pudim Luiz Felipe" e um outro bolo tradicional por lá, o "bolo Souza Leão"...
..
Eu gostava do Luiz Felipe, mas não do Souza Leão... A receita desse bolo é uma afronta a qualquer portador de uma taxa de colesterol maior que 100... Lembro que levava cerca de uma dúzia de gemas de ovos!! O bom é que sobravam claras para serem transformadas em suspiros!!
..
Nos natais de minha infância, graças a Deus, ainda não nos haviam imposto (pelo menos no Nordeste, ou pelo menos lá em casa...) o consumo de panetones...
..
Para mim, Natal tinha sabor, não só dos bolos que citei, como do peru, que era servido no almoço, pois não tínhamos Ceia e que não era desgostoso como os que encontro hoje; de passas, que mamãe adorava e eu tentei descobrir a razão mas nunca consegui; de queijo do reino, que eu era proibida de comer exatamente a parte bonita, que era aquela cobertura cor-de-rosa forte; de bombons Sonho de Valsa, que papai comprava para agradar à mamãe; e dos biscoitos amanteigados das latas bonitas...
..
Definitivamente, eu não associava aquela festa diretamente a comidas... Aliás, os presentes também não eram o forte dos natais de lá de casa, quando eu era menina...
..
O que mais me marcava eram a árvore e a "lapinha", mas sobre isso falo amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário