sexta-feira, 26 de junho de 2009

Procissão de formigas

Bem, são dois os principais motivadores da minha iniciativa de gerar este blog: meu filho querido, que tanto gosta de ouvir as maluquices que lhe conto sobre minha infância, e meu irmão escritor de memórias, que me fez trazer à tona tanta coisa que estava bem guardada...

Não sei se vou persistir escrevendo, mas farei isso sempre que uma lembrança estiver incomodando meu juízo!

Minha memória mais remota...

Estou sentada no chão, de cerâmica vermelha sextavada, no terraço de nossa casa da Pedro II...

Observo as formigas que passam carregando folhinhas picadas que pegaram no jardim e entram em um buraquinho que existe entre as peças da cerâmica...

Não há mais nada no mundo, só eu que olho e as formigas que trabalham...

Elas são pretas, de cintura fina e algumas, para mim, usam lenços brancos nas cabecinhas... Depois me disseram que seriam os filhotes...

Será? Eu pensava que elas participavam em um tipo de procissão...

2 comentários:

  1. Menina...o jarro é invisível, mas a flor q brotou de dentro...esta não tem preço !! Outra coisa q me chamou a atenção foi o revestimento ou " trabalho especial" daquela parede. Muito linda...as duas!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lourdinha!!
    Sinto-me honrada pela tua leitura (e de Marcondes!!) aquela parede é mesmo bonita, mas eu nem posso dizer que conheci... era de nossa casa em Campina e mudamos de lá pouco tempo depois da foto... Cheguei em Jampa com 1 aninho e até hoje não conheço Campina direito... Vou lá em agosto, para a formatura de minha sobrinha-afilhada e tentareii conhecer um pouco a terra onde nasci!
    Mas eu era mesmo uma gracinha quando bebê, não era? ;-)

    ResponderExcluir