sábado, 27 de junho de 2009

Trabalhos domésticos

Hoje estou exausta, acho que tudo que eu precisava hoje era me sentir assim, totalmente sem forças físicas... cansada de fazer trabalhor braçais que me ocuparam a mente e que não me deixaram pensar em tristeza ou frustração...

Fui limpar a casa da praia com uma faxineira (ótima!) e estive ocupada o dia inteiro. A casa ficou deliciosa. Adoro pisar descalça em chão limpo!!

Isso me traz de volta a lembrança daquela varanda de ladrilhos vermelhos sextavados onde deitei e rolei tantas vezes...

E lembro a folia que era lavar a casa (eu só não gostava de torcer os panos de chão, como não tinha força nas mãos, era uma tarefa muito difícil! Aliás, eu gostava de ver como papai espremia o pano e deixava-o praticamente seco...).

A manutenção daquela casa enorme em que passaei a infância (parecia ainda maior, aos olhos daquela pirralhinha de menos de um metro...), absorvia muita mão-de-obra!

A masculina era usada na lavagem da casa (salas e quartos com pisos de mosaicos coloridos), no enceramento dos quartos (alguns tinham pisos cobertos de tacos), no corte do gramado e no transporte das compras feitas na feira (praticamente vizinha de nossa casa!).

A feminina não era dispensada da lavagem da casa nem do enceramento (se bem que esse era disputado pelos meninos, que, acho eu, aproveitavam a enceradeira elétrica para brincar de dirigir carros...), mas era a grande e única responsável por varrer a casa diariamente (tarefa que deploro até hoje) e pelas funções de ajudante de cozinha (que incluiam pisar os temperos; descascar e cortar legumes; catar feijão e arroz; ajudar no preparo de bolos; arrumar a mesa antes e depois das refeições; e a odiosa lavagem de louças e panelas...).

Os meninos só eram chamados a colaborar no preparo de comidas juninas (isto é, na moagem do milho).

Eu, na realidade, não achava tão ruim ser ajudante de cozinha... Comecei muito cedo na função e fazia quase tudo com muito gosto! Acho que meu talento para a coisa foi reconhecido, pois aos 12 anos assumi a posição de boleira titular (só era substituída nas ocasiões mais formais..).

As lembranças de hoje merecem uma foto no quintal lá de casa... ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário