domingo, 28 de junho de 2009

São Pedro

Quando eu era menina e morávamos na praia (naquele longínquo pedaço de Tambaú que conhecíamos com Enseada do Gonçalo, mas que hoje é Manaíra...), o dia de São Pedro era "dia santo" e feriado... Parece que Pedro perdeu terreno frente a João, que hoje detém o feriado... e de "dia santo" nunca mais ouvi falar... talvez ainda se existam e eu desconheça...

Pois é, São Pedro era motivo de uma procissão marítima, lá em Tambaú. Era uma coisa muito bonita, mas acho que só vi uma vez. As jangadas enfeitadas e depois os pescadores entrando na igreja com uma miniatura de barco e levando para o altar para ser abençoada.

A gente morava muito longe da igreja "de assistir missa" (tinha uma outra "a igrejinha", que ficava na nossa rua, mais era desativada e servia mesmo de palco para nossas brincadeiras de moleques de praia) e eu acho que não íamos à missa com tanta frequência como quando morávamos "na cidade".

A missa que se seguiu à procissão de São Pedro ficou na minha memória pela beleza dos pescadores descalços, calças no meio das canelas e chapéus nas mãos, entrando na igrejasegurando o barco-andor... Sempre que penso nela, quando escuto minha cunhada Odinete falar "a missa foi linda"...

Bem, mas São Pedro me traz outras lembranças: havia festa nesse dia também! Sempre guardávamos uma parte dos fogos que papai comprava para soltarmos na véspera do São Pedro...

Falo estas coisas porque nos últimos dias tem havido uma intensa queima de fogos na pracinha em frente ao prédio onde moro, mas hoje não ouvi nenhum barulhinho de traque de massa... nem uma bombinha... fiquei com pena do pobre Pedro!

Acho que a queima de fogos, assim como quase todos os nossos costumes atuais, são ditados unicamente pelo mercado. Os fogos, assim como as festas com forró, já não estão muito ligadas aos santos... Em breve, quem sabe, teremos, como no sudeste, as festas juninas e as "julinas" e os santos serão deixados em seus altares quietinhos.

Bem, hoje eu ilustrarei minha lembrança com uma foto em que estou com meu irmão Felipe. Estamos vestidos de matutos (e não de caipiras!!) para a festa da Escola Modelo. Eu era do Jardim de Infância e aquele foi meu primeiro ano de escola.

Lembro que a Felipe, que já era do segundo ano, até ensinaram a fazer balão... que ainda não era algo tão perigoso e nocivo! Aliás, se não me falha a memória, o balão que fizemos lá em casa não subiu... ;-)

Sobre nossa caracterização, acho que meu vestido foi feito por mamãe. Eu achei lindo!! Depois ele foi recustomizado e usado normalmente (coisa que aprendi muito bem a fazer com meus pais: reciclar!!).

A foto não revela, mas eu fui maquiada pela primeira vez nesse dia... me colocaram "rouge" e baton (acho que era o máximo de "pintura" que se usava lá em casa... Tinha também "pó compacto", mas acho que esse não me passaram...). A "maquiagem" de Felipe está mais visível, mas eu lembro que aquele bigode e aquelas costeletas foram difíceis de serem pintadas com (segundo o registro de minha memória...) rolha queimada!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário