terça-feira, 30 de junho de 2009

Escrevendo

Escrever aqui tem sido um exercício diário muito interessante para mim. Sempre gostei de escrever. Aliás, sempre gostei de fazer muitas coisas que não faço direito, mas que me dão prazer: escrever, dançar, cozinhar, costurar, bordar... Gosto da sensação de ter conseguido realizar algo eu mesma...

Quando me iniciei nas leituras, havia muito o que ler lá em casa...

Havia aqueles livrões maravilhosos de contos de fadas, que devem ter sido comprados para meus irmãos mais velhos, mas que resistiram bravamente ao longo de décadas e que me deliciaram não só pela leitura, mas pela possibilidade de colorir as ilustrações... Algumas já estavam coloridas. As mais bonitas levavam a assinatura (invisível, mas inconfundível) de Maria Sônia, a irmã com as mãos mais hábeis na execução de quaisquer trabalhos manuais que alguém já teve!

Ah!! Como esquecer isso?! Antes dos livros textuais, passávamos por uma fase preparatória e também fundamental: a "leitura" do "álbum de figuras" de mamãe!! Quantas saudades daquele ábum!! Onde terá ido parar? Lembro de tê-lo folheado com meu irmão Paulinho... Que fim terá levado? Aquele álbum permitiu que minha imagimação infantil "lesse" inúmeras histórias... algumas muito alegres, outras bem tristes... mas todas fantásticas!! Mamãe foi, talvez até sem pretender, uma ótima professora!!

Bem, voltando às letras... quando eu já dominava a escrita também já preferia outros livros... Era uma coleção de clássico da literatura infantilm da editora Melhoramentos. O formato dos livros era reduzido e a capa azul trazia uma ilustração colorida. Um de meus irmãos, se não me engano, Marcelo, juntou os vários livrinhos lá de casa em dois ou três volumes encadernados (houve uma época em que os maiores aprenderam a encadernar livros com papai e houve uma grande restauração de nossa biblioteca infanto-juvenil...) que eu devorava...

Eu lia muito... chorava ainda mais (acho que na época eu chorava escondida, tinha vergonha...)... Lembro que a vendedora de fósforos e o patinho feio quase me matam de tanto chorar!!

Depois da leitura, eu costumava escrever... naquele tempo, se perguntavam o que eu queria ser quando crescesse eu dizia: professora, escritora, desenhista e pintora! (pense numa pirralhinha pretensiosa!!)

Aqui vai uma foto dessa pirralhinha com seus ídolos da época... pena que não coube todo mundo direito na foto... ;-)

3 comentários:

  1. Que idéia maravilhosa prima!
    Assim voce vai estar fazendo a biografia da familia em tempo real!
    Parabéns querida!
    Adorei ver as carinhas de voces tão novinhos.
    Carmita

    ResponderExcluir
  2. VIVA!!!
    Recebi um comentário real!!
    E de uma prma muito querida, pessoa muito importante na minha vida e nas minhas memórias!
    Agora pense como eu devia estar contente de posar junto "dos grandes"... ;-)

    ResponderExcluir
  3. Menina...de alguma forma a gente se entrelaça por estas memórias suas...marcondes adorou e eu tbem...tintin prá vc e avante!!!

    ResponderExcluir