terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Cidade parada...

Hoje, como na maioria dos dias, meu carro ficou quietinho na garagem...

Acordei em torno das 8 horas (ainda não consegui, desde que voltei a morar sozinha, criar uma rotina que me faça dormir antes das 2 da madrugada e me tire da cama, se despertador, antes das 7!), recomecei na minha tarefa de descarte de papéis inúteis e só saí para fazer hidroginástica às 11 horas... À tarde, continuei com minha missão descarte (adorava fazer isto na Empresa também!!) e, às 3 e meia, fui para o Pilates... Todas estas atividades eu faço sem a companhia de meu amigo Léo Jr. (meu carro...)

Lá no Pilates, eu soube que a cidade estava totalmente parada por engarrafamentos... Parece que é o espírito natalino da atualidade... Prefiro o Natal que mamãe preparava lá em casa!!

Hoje lembrei que ela fazia bolo Souza Leão e pudim Luiz Felipe... Vou colocar as receitas aqui...

BOLO SOUZA LEÃO

Ingredientes:
5 1/2 xícaras de açúcar
2 xícaras de água fria
2 xícaras de manteiga
1 colher (chá) de sal
1 kg de massa puba (massa de mandioca)
16 gemas
3 xícaras de leite de coco.

Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno em temperatura alta (220º C).
Unte com manteiga uma forma grande de buraco no meio.
Em uma panela, coloque açúcar, água, misture, leve ao fogo alto e, mexendo sempre, deixe o açúcar se dissolver e a calda começar a ferver.
Pare de mexer e deixe a calda ficar em ponto de fio brando (consulte a receita Bolo Luiz Felipe, em cozinha regional Ceará, no site).
Tire do fogo, junte imediatamente a manteiga e o sal, misture e deixe esfriar.
Em uma tigela, coloque massa de mandioca, alternadamente, junte gemas uma a uma, leite de coco, amasse bem, acrescente a calda fria, misture e coe três vezes em uma peneira fina.
Coloque na forma, leve ao forno e asse em banho-maria por cerca de 50 minutos ou até ficar dourado.
Tire do forno, deixe amornar, desenforme, deixe esfriar, coloque em um prato de servir e leve à mesa
.


BOLO LUIZ FELIPE

Ingredientes para a Massa:

5 ovos
1 xícara de leite de coco
1/2 xícara de queijo parmesão ralado
1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de manteiga.

Ingredientes para a Calda:
5 1/2 xícaras de açúcar
1 1/2 xícara de água.

Modo de preparo da Massa:
Pré-aqueça o forno em temperatura alta (220º C).
Unte com manteiga uma forma de 25 cm de diâmetro.
Em uma tigela refratária, junte ovos, leite de coco, queijo ralado, farinha de trigo, misture bem, junte manteiga e misture novamente, reserve.

Modo de preparo da Calda:
Em uma panela, coloque açúcar, água, misture, leve ao fogo alto e, mexendo sempre, deixe o açúcar se dissolver e a calda começar a ferver, pare de mexer, deixe a calda ficar em ponto de fio brando e tire do fogo.
Despeje a calda fervente sobre a mistura na tigela e mexa até obter uma massa homogênea.
Coloque a massa na forma, leve ao forno e asse por cerca de 50 minutos ou até o bolo ficar dourado.
Tire do forno, deixe amornar, desenforme, coloque em um prato de servir e leve à mesa.


Não tenho certeza se a receita do Luiz Felipe que mamãe preparava era esta que encontrei por aqui e usei... Enfim, ela chamava de "pudim"... Já o Souza Leão era mesmo este assombro de colesteral... Lembro que eu, já adolescente, fazia várias formadas de suspiro, que papai adorava, mesmo não sendo os suspiros mais perfeitos do mundo... ;-)

É... nosso Natal também era muito doce!! E o chocolate não era o ingrediente predominante nas receitas lá de casa... apesar do costume que sempre tivemos de consumir achocolatados no café da manhã e na ceia do início da noite (como muitas famílias nordestinas não tínhamos o costume de jantar... e eu ainda não tenho até hoje!). Agfora que minhas memórias gustativas foram acionadas, lembrei de oiutra coisa... Antes de conhecer o leite condensado como ingrediente para receitas de doces, conheci como substituto do leite de vaca que tomávamos com Nescau (eu) ou Toddy (meus irmãos)...


Quando íamos veranear no Gonçalo (longe de tudo!!), como leiteiro que fornecia o leite "na cidade" não ia até lá, bebíamos leite em pó, que mamãe preparava no liquidificador e servia na leiteira igualzinho ao in natura ou pelo leite condensado diluído em uma proporção que só mamãe conhecia... Eu, que nunca fui fanática por leite, não via diferença entre os três tipos... eram todos detestáveis, mas eu bebia por obrigação... para aproveitar aquela praia e as brincadeiras com "os meninos" valia a pena engolir aquilo!! ;-)

Um comentário:

  1. Seu blog apesar de pequeno, tem postagens interessantes, essa forma de diário e com ilustrações e descrições faz a pessoa adentrar na sua história, sou pessoense fanático e vi que já morou aqui, nunca fui muito de ler blogs, mas o seu eu li todo. Seria interessante continuar, até mesmo serve de biografia eletrônica sua.

    ResponderExcluir