sábado, 19 de junho de 2010

Aniversário chegando...

O tempo anda passando tão rápido, que hoje me surpreendi ao notar que esse espaço já vai completar seu primeiro aniversário...
.
Antigamente o tempo passava vai devagar, "neranão"?? ;-) Provavelmente o tempo tinha mais dificuldade para mover, mecanicamente, os ponteiros finamente trabalhados dos relógios de algibeira, como o de papai... Além disso, vez por outra alguém devia esquecer de dar corda nos relógios e o tempo ia de deslocando devagarzinho... Hoje, quando muitos, como eu, sequer usam relógios de pulso, preferindo o acesso direto à hora indicada pelo celular, parece que já não se consegue enganar o tempo, que corre sempre à nossa frente...
.
Preciso voltar a cuidar das minhas lembranças mais remotas... elas devem estar bastante emboloradas e acho que vou ter que catar algumas por aí... o saquinho de filó deve ter deixado que as menorezinhas escapassem pelos furos... aliás, o próprio saquinho deve estar meio roto e eu devo mesmo é providenciar um novinho... A tarefa parece bastante adequada a uma convalescente meio presa em casa ;-)
.
Além do saquinho para as lembranças miúdas, vou tentar customizar, a partir de uma blusa usada, um uniforme de torcedora da Seleção, caso ela passe para a próxima fase...
...
............................................................... ((((Dois dias depois))))
...
Ontem teve jogo e teve gol... assistimos aqui em casa, apenas eu e Erick... Depois do jogo, muita confusão na rua: um grupo de jovens, fantasiados e bastante alcoolizados, saiu desfilando e atrapalhando o trânsito... talvez fossem em direção ao Farol da Barra, onde Daniela Mercury fazia apresentação gratuita para festejar a vitória do Brasil; muitas crianças e alguns adultos soltavam fogos na pracinha que fica aqui em frente ao nosso prédio...
.
Um pouco mais tarde, ouvimos a sirene de um caminhão de bombeiros que buscava um endereço para atender algum chamado... eles acabaram parando na frente de um edifício aqui perto (onde mora meu amigo Pádua... aliás, hoje em dia muitos dos meus colegas aposentados moram aqui nas vizinhanças...), mas não demoraram a ir embora, já sem tocar a sirene... não deve ter sido nada grave, mas vi muitos fogos serem atirados pelas janelas dos apartamentos, em atitudes que considero absolutamente inseguras!!
.
A comemoração aqui perto, a barulheira toda, não demorou muito a acabar... Foi quase da mesma dimensão da vitória! ;-)
.
E eu lembro de algumas cenas de comemoração de vitórias em Copas...
.
Da de 58, tenho uma vaga lembrança, que bem pode ser exclusivamente fantasia, de um carro "sem capota" saindo com uns rapazes (que seriam amigos de Sóstenes) muito alegres gritando e cantando... Acho que houve corso lá na Lagoa, mas eu comemorei mesmo com Felipe, brincando de rodar até cair tonta (eu adorava brincar disso, pode??!!) no chão vermelho do "terraço da garagem"
.
Aliás, lembro da música da época: "Didi, Pelé, Vavá, bailaram lá na Europa e a Copa veio pra cá... No duro... Gilmar De Sordi e Beline, famoso trio final, fizeram do meu Brasil o campeão mundial..." Vou procurar o áudio para colocar aqui!!
.
Dessa Copa tenho duas lembranças que certamente são exclusivamente minhas e que não faço ideia da razão de se manterem vivas: uma é que Castilho (que para mim era uma caixa de fósforos que Bartolomeu usava no jogo de botão), não era o titular (eu não sei se sabia o que isso poderia significar!!) e a outra é que Orlando fazia aniversário no mesmo dia que eu, o que fazia dele um grande jogador, para mim!!
.
A outro vez que lembro ter comemorado, foi na época do Tri... Naquele dia eu, já estudante de Engenharia, vesti short e blusa amarelos e amarrei uma faixa verde (do meu "vestido de sair" da época) na cintura quando fomos, de bandeira em punho, para a Lagoa...
.
A bandeira havia sido costurada por mamãe e era apenas duas faixas de tecidos emendadas (uma verde e uma amarela), mas era bem grande e nós a levamos estrada a fora quando fomos, acho que no dia seguinte, para Santa Luzia, onde passamos o São João...
.
Bem, vou parar por aqui, voltei ao tema São João... ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário