quinta-feira, 17 de junho de 2010

Olhos vermelhos

Sempre associei olhos vermelhos a muita tristeza... Inclusive, eu tinha pena daquele coelhinho de pêlo branquinho e olhos vermelhos... Tadinho!! (não parece sofrer de conjuntivite??)
.
Sou chorona e costumo chorar de alegria e mesmo por alguma emoção efêmera, ocasionada por algum "nada"... Mas esse tipo de choro não costuma avermelhar meus olhos, pelo menos, não por muito tempo... Para isso, só choro de dor.. física ou, principalmente, não-física...
.
Desde o dia 09/06, vejo meu olho esquerdo vermelho, sempre que enfrento o espelho para regá-lo com algum dos colírios que estou usando para recuperar (até setembro) uma visão melhorada em "duas linhas"... Só senti um pouco de dor nesse olho na noite do dia da cirurgia, mas foi uma dor branda, que sumiu depois que tomei o comprimido que me foi dado para tomar antes de dormir.
.
Essa condição de vermelhidão ocular, no entanto, acaba afetando meu humor e eu ando tendo que brigar comigo mesma para não cair em tristeza condizente com a coloração do olho esquerdo...
.
Sozinha em casa, sem poder fazer muitas das coisas com que ordinariamente me ocuparia em tal situação (Erick assumiu a maioria das tarefas domésticas e briga quando tento fazer algo que ele acha que não devo... é o espírito de papai atuando forte...), resta-me acompanhar os jogos da Copa... Em geral, apenas escutando a transmissão da ESPN, pois as imagens dos jogos não me prendem a atenção...
.
Lembro de "minha primeira Copa"... foi exatamente aquela que a maioria dos brasileiros faz questão de lembrar... a de 1958! (já falei sobre ela aqui, mas agora brilham entre minhas lembranças alguns pequenos fragmentos daquela época...)
..
Eu tinha 6 anos, quando ganhei meu primeiro "bolo" (acho que foi o único!!)... o jogo era Brasil e Rússia e, se não me engano, ganhei "dois mil réis"...
..
É... lá em casa se falava em "mil réis" e em "contos de réis" e eu desconfio que não fazia ideia do que era "dinheiro"...)
.
As lembranças da Copa vêm com sabor de canjica. Ainda ontem falei para Erick sobre isso... canjica, pamonha, milho cozido e milho assado... esse era o cardápio de Copa lá de casa. Engraçado... não lembro de ter visto entre nossos pratos juninos, em nenhuma ocasião, o amendoim cozido que aqui é tão consumido...
..
Amendoim, para mim, era comprado pronto... e o cozido era condenado por minha mãe, que não confiava na pureza da água usada para o cozimento... Quando íamos passear na Lagoa ou, às vezes, quando passava algum vendedor na porta lá de casa e mamãe dispunha de alguns trocados (em geral, encontrados nos bolsos de meu pai, ao preparar a trouxa de roupas sujas que seria entregue à lavadeira), mamãe nos comprava aqueles pacotinhos de amendoins torrados que eu comia meio sem vontade, pois gostava mesmo era dos proibidos... salgadinhos e suculentos...
.
Outra coisa que nunca vi ser feita lá em casa: pipoca... Sempre comíamos aquelas vendidas vendidas nos carrinhos... na Lagoa, na Bica... ou mesmo no Comércio ou na Festa das Neves... Acho que só Paulo e os netos comeram pipoca feita lá em casa... ;-) Se bem que, em compensação, acho que eles não provaram o "pão de coco" que mamãe torrava no forno a querosene e pouco chuparam as balas de alfenim (puxa-puxa) com que eu me deliciei... ;-)
.
Bem, comecei a escrever aqui hoje para espantar a tristeza que anda me rodeando, mas já não a vejo por perto... Vou voltar a postar bobagens aqui, pois me faz muito bem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário