sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Fazendo vestibular

Estou participando do processo seletivo para o Mestrado... ontem eu fiz prova de inglês... A situação me fez reviver, de modo bastante intenso, meu primeiro vestibular... há 40 anos...
.
Antes mesmo de ir para o prédio onde seria realizada minha prova, conversei com minhas jovens amigas bolsistas do PROHPOR sobre meu vestibular de Engenharia. Contei que o processo acontecia em uma única etapa e que as provas não eram realizadas em dias consecutivos; que prestei vestibular simultâneamente para a UFPE e para a UFPB e que na manhã do dia de minha prova de Desenho da UFPE eu tive uma outra prova em João Pessoa...
.
Naquele dia papai e Felipe levaram a mim, Hamurabi e Zé Estevão, no nosso velho AeroWillys, para Recife, assim que acabamos a prova no Pio X... Papai não era o melhor motorista do mundo, mas tomara para si a responsabilidade de nos conduzir. Felipe seria apenas seu co-piloto, já que conhecia melhor os caminhos recifenses. Quando viajávamos de carro com papai, ele não gostava de "terceirizar" a direção...
.
Lembro que Cristina também estava presente. Acho que ela voltava de uma breve temporada na nossa casa de praia... Lembro também que mamãe mandara um lanche para que comêssemos na viagem, pois não teríamos tempo para almoçar. Se não me falha a memória, comemos frango assado e farofa, ali mesmo... dentro do carro...
.
Lembro que quando saí do colégio, depois de ter feito a prova de modo bastante apressado, encontrei papai muito nervoso, achando que o tempo era curto e que estávamos atrasados... Hamurabi já estava lá, mas ainda tivemos que esperar Zé Estevão (contra a vontade de papai...).
.
Naquela época, pelo menos na UFPE, o vestibular para Engenharia ainda tinha prova de Desenho... eu portava meu material na mão, durante a viagem... Quando já estávamos pertinho do nosso destino, no acesso que leva à Avenida Norte e também à Cidade Universitária (nosso destino), sofremos um acidente... Não lembro a razão, mas lembro, de modo meio confuso, que o carro caiu da pista em uma espécie de barranco e que saímos todos ilesos (eu machuquei um pouco a mão, mas não cheguei a ficar impedida de fazer a prova) e que papai gritou que fôssemos embora os três, para não perder o horário da prova...
.
Como seguimos, eu não tenho certeza... provavelmente de carona, pois ali não conseguiríamos um táxi... Depois da saída meio louca do carro, pela porta que estava virada para o chão, só lembro de minha chegada, em cima da hora, na Escola de Engenharia... Não lembro se deu tempo para Zé Estevão, que estava prestando vestibular para Arquitetura e deveria estar fazendo provas no prédio de Filosofia...
.
Bem, fiz a prova e fui aprovada... Naquela época a gente não esperava tanto pelo resultado de cada prova... Até acho que toda prova era eliminatória, o que exigia rapidez nas correções... Se bem que o período do vestibular era um tanto longo... Nem lembro se as provas eram marcadas com antecedência ou se depois do resultado da anterior... Com certeza minhas colegas lembram de tudo isso com mais clareza que eu... ;-)
.
Isso tudo aconteceu entre janeiro e fevereiro de 1970. Lembro que minha primeira prova, do vestibular da UFPE, foi no dia dois de janeiro. Naquele ano, eu passei o Ano Novo na casa de tia Judith, onde tivemos uma festinha muito animada... lembro de ter ido para lá ainda durante o dia e de ter participado, com Carmo, dos preparativos...
.
De volta ao presente... Ontem eu fiquei muito surpresa com a prova de Inglês... sempre me falaram que a prova de língua estrangeira é o "bicho-papão" da seleção para o Mestrado, mas o texto era muito simples e bastante curto... As perguntas simples e o tempo longo demais... Isso tudo me deixou confusa e eu não fiquei satisfeita com meu desempenho... Não sei o que esperar daquela prova, portanto, nada espero!
.
De todo modo, tentarei ler um pouco cada dia, procurando estar mais bem preparada para a prova específica, se tiver que fazê-la...
.
Também espero voltar a cuidar de minhas preciosas lembrancinhas... Ultimamente tenho tido muito pouco tempo para elas. Hoje eu vi aquele saquinho de filó onde as coloquei há alguns meses... Como elas me pareceram empoeiradas e sem brilho... Não é justo que eu as deixe assim, uma vez que manipulá-las é algo tão gratificante!

2 comentários:

  1. Carmen, este Zé Estevão que vc fala aí, será que é um loiro que namorou ou casou com a filha de um juiz de Jampa. Estudei com um, mas era Estevam e tinha uma gargalhada de doer os tímpanos...maluco beleza ...qto ao vestibular em jampa, só lembro q aquele meu primo tinha um " bizú" nas mãos, implorei a minha tia p q ele passasse para mim...nada...triste memória essa minha!!!

    ResponderExcluir
  2. Lurdinha,
    Estevão era nosso colega maluquete... e muito bonito! ;-) Ele é de Santa Luzia e uma irmã dele nemorava meu irmão Felipe. Não lembro como era a grafia do nome dele, só sei que o chamava de Estevão... aliás, ele está conosco, numas fotos do final do segundo ano... Hoje emm dia, ele é arquiteto e professor da UFPB (atualmente, é o chefe de Chico Alemão. Já foi prefeito da Cidade Universatária... Faz tempo que não o vejo, mas em setembro, no centenário de meu pai, havia uma outra irmã dele lá e eu mandei recado, dizendo para ele aparecer no nosso próximo encontro.
    Qto a esse episódio do bzu, eu não sabia... na verdade, nem terminei o vestibular de lá...qdo saiu o resultado do da UFPE, eu abandonei o outro... Mas lá na UFPE teve bizu e prova de Física anulada... tivemos que fazer uma nova, dificílima!! Não lembro minha nota, mas foi abaixo de 4... a maior foi eprto de 5... Teve até processo administrativo por lá...
    Beijo!

    ResponderExcluir