domingo, 29 de novembro de 2009

Véspera

Ando muito relapsa. Quase não tenho colado lembrancinhas neste meu álbum!!
.
Hoje de manhã, enquanto eu esperava a hora de tomar meu café, respeitando os intervalos de cada remédio (que processo, viu!), eu assisti ao Saia Justa (programa do qual já gostei muito, mas que está insuportavelmente PSDBtizado, para meu gosto...). Em um dos blocos, as participantes do programa conversaram exatamente sobre as memória e seu processo criativo...
.
Como elas, eu também tenho lembranças que são só minhas, pois foram criadas pela minha cabecinha, a partir de caquinhos de acontecimentos remotos. Outras pessoas, presentes aos mesmos acontecimentos, podem ter guardado em suas memórias imagens diferentes das minhas...
.
Ontem fiz mais um passeio (turismo doméstico) com Cleide, Luzia e Márcia. Fomos ao Forte São Marcelo, lugar que eu sempre tive vontade de visitar! Fomos a tarde, para vermos o sol mergulhar livremente no mar, sem nenhum obstáculo que pudesse atrapalhar o percurso do mergulho...
.
Foi um espetáculo lindo, como é o pôr-do-sol de cada dia... Lembrei muito de mamãe, que costumava assistir emocionada a descida diária do sol... e que sempre nos convidava a acompanhá-la naqueles momentos...
.
Além do pôr-do-sol, aquele forte me lembra mamãe porque ela também o queria visitar, quando vinha aqui.
.
Acho que ela gostava mesmo era do nome do lugar... mas não sei se gostaria de conhecer aquelas celas minúsculas, de pé-direito mínimo, sem ventilação nem iluminação alguma, onde eram "depositados" até mais 100 homens... Nesse aspecto, o local é deprimente!
.
Na visita guiada ao museu do Forte, o guia teve uma crise de riso que quase não consegue conter. No meio das explicações que nos dava sobre o funcionamento do forte, das armas, da prisão... o garoto começou a rir... algumas vezes ele teve que retomar a explicação do começo, para poder continuar... Foi engraçado, mas ao mesmo tempo constrangedor, porque eu achava que ela ria de mim, enquanto outras pessoas pensavam que era delas... ;-)
.
Outra coisa que me fez lembrar muito mamãe, hoje de manhã, foi o canto dos bem-te-vis. Apesar de morar em uma região muito urbana, como já comentei algumas vezes aqui, tenho uma vizinhança bastante ecológica e hoje os pássaros, que costumam fazer concertos ao amanhecer, cantaram até próximos ao meio-dia.
.
Apesar do passarinho do qual mamãe falava sempre ser o vem-vem, ao qual ela dizia pedir que chamassem quem ela queria por perto (ela dizia que pedia por papai, quando era noiva e depois, quando meus irmãos maiores já moravam fora de casa, ela pedia por eles, quando a saudade apertava); era o bem-te-vi que eu achava com um canto mais adequado a um chamado...
.
Hoje eu estou completamente sem inspiração para escrever, o que fiz aqui foi uma tentativa, já que também não estou com disposição para outras atividades mais produtivas (acho que estou em "crise pré-resultado da prova de língua estrangeira"... ;-) O resultado sai amanhã...

2 comentários:

  1. Conscidência Carmen, pq a minha mãe adorava o por do sol lá no Poço. O trabalho dela como professora dos pescadores era cansativo e no final da tarde, ela tinha q entrar na água e ficar boiando por minutos sem fim,com o corpo na direção do por do sol.Papai e eu ficávamos tomando conta dela sentadinhos na areia...

    ResponderExcluir
  2. Menina, me deu uma inveja danada de tua mãe, viu? Deve ser delicioso, um banho de imersão desse tipo!!
    Bj!

    ResponderExcluir