quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Maternidade

Ontem foi o aniversário de Erick... Meu aniversário de maternidade... Na realidade, hoje eu comemoro com muito mais alegria essa data. A data em que pude olhar o rostinho de meu filho...
...
Vou colocar duas fotos minhas aqui... Fotos de uma barriga que era bem maior do que a atual, mas que tinha prazo de validade e acabou... A atual é bem mais duradoura... ;-) Uma barriga inútil, mas que resiste a caminhadas e a Pilates... A primeira foto é do dia dos quinze anos de Aninha (Eita!! Agora nem vou poder falar que idade Erick completou ontem, para não comprometer ninguém... né não??) ;-)...
...
Bem, eu estava com seis meses e meio de gestação, mas minha barriga até parece maior do que a da outra foto, em que eu estava me preparando para ir para a maternidade...
...
Na realidade, aquele nosso primeiro encontro extra-útero foi muito breve... Como ele teve que "ser aspirado" no primeiro instante "ao ar livre", não pude vê-lo tão logo saiu de sua antiga morada... Aliás, ele tentou continuar na barriga... na hora H, ele fugiu das mãos de Dr. Lívia e se escondeu sob minhas costelas direitas... deu um trabalhão para sair dali... foi preciso a participação de muita gente empurrando... lembro que o anestesista e Silvandro (médico de Erick desde "a barriga" até os 14 anos) ajudaram no processo...
..

Sobre a luta de um bebê pela vida, essa semana recebi uma mensagem com um vídeo muito lindo e emocionante... Deixo-o aqui para quem quiser vê-lo! O endereço do vídeo no Youtube também fica aqui... www.youtube.com/watch?v=XtGrkhUWE2w
.
Já respirando normalmente e apto a sugar os peitos que o alimentaram por um bom tempo (três anos e dois meses... ainda que não como principal fonte), a partir dali, me veio aquele menininho lindo... o mais lindo de todos os que eu já vira! Foi Silvandro que o trouxe para mim, acho que meio embrulhado em um tecido verde...
.
Durante a cirurgia, tudo era verde ao meu redor... as roupas dos médicos, o pano que impedia que eu visse minha barriga... (eu assistia a tudo, olhando as imagens refletidas na luminária enorme que ficava sobre a mesa de operação...). Passei um tempo enxergando tudo verde!!
.
Pois é... logo me levaram meu filhote para exames, banho, e sei lá mais o quê... Depois levam-no para o berçário e eu só voltei a vê-lo na manhã seguinte... quando uma enfermeira me trouxe aquele pacotinho maravilhoso!! Ele vinha envolto em um lençolzinho descartável e vinha para ficar comigo!!
.
Lembro que fiquei muito estressada, pois estava com uma hemorragia muito forte, passara uma noite terrível, perdendo muito sangue e com muito medo de morrer sem poder cumprir a missão de criar aquele filho que Deus me dera...
..
Depois que vieram cuidar de mim e que tudo se ajeitou, eu me acalmei e fiquei o resto do tempo a admirar meu filho... Ora com ele nos braços, ora olhando-o dormir no bercinho azul lá da maternidade... Um bercinho muito ridículo, pois parecia uma banheira plástica... Acho que talvez até funcionasse como banheira, eu que só dei "banho de gato" em Erick, enquanto o umbigo não caiu... (fui uma mãe muito barbeira!) A enfermeira que veio trazê-lo ensinou-me a técnica e eu preferi não arriscar uma mais complicada... Acho que não me saí muito mal, não!
.
Bem, passamos três dias na maternidade e quando saímos já estávamos bastante acostumados um ao outro. Silvandro falou para mim que Erick saíra de minha barriga para o peito; que sairia do peito para o colo; do colo para a cabeça... e daí não sairia mais... Nem foi preciso muito tempo para ver que ele estava certo...
.
Eu juro que não pretendia colocar tanta foto nem vídeo algum, mas, como já falei um dia, nunca sei o que vai sair, quando venho escrever aqui... Na verdade, ia apenas comentar que ontem tivemos uma breve comemoração dos nossos 22 anos de intenso convívio... Mari veio jantar conosco e cantamos um "parabéns" contra a vontade do aniversariante...

2 comentários:

  1. Parabens Carmen pelos 22 anos de "intenso convívio" com o Erick...vc captou bem todas as emoções vividas durante todo este tempo...ser mãe não é só parir e isso que vc escreve faz de vc uma verdaeira mãe em tempo integarl, sem está perto demais nem longe demamis do seu rebento. Valeu amiga !! Bjins para os dois...tres aliás neh?

    ResponderExcluir
  2. Sei não, viu, Lu...
    Acho que sou melhor como tia... ;-)
    Mas aprendi com uma amiga espírita que são os filhos que escolhem os pais... assim... tento cumprir com a minha parte, mas ele também assume a escolha que fez (e facilita minha tarefa)!! ;-)
    Sabe que eu não imagino minha vida sem ele?
    Beijo!

    ResponderExcluir