sábado, 21 de novembro de 2009

Pré-idosa sonhadora

A última quinta-feira, além de ter seu lugar certo entre os dias que não esquecerei, por aquela prova meio maluca e aquela sensação estranha de desejar de coração que muitos dos meus concorrentes tivessem sucesso na prova (o que representava a redução de minhas chances de aprovação), pois eram meus amigos e companheiros da caminhada acadêmica que decidi iniciar em minha idade pré-senil... ;-)
.
Caminhada que também inclui momentos de lazer, como o turismo acadêmico que juntos fazemos, em congressos como o da Alfal, no Uruguai, ano passado... Na foto ao lado, estou com três dessas "concorrentes", que desejo, sinceramente, que sejam aprovadas: Irani, Sônia e Carol. ;-)
.
Além das amigas citadas acima e das companheiras de time (do time Americano) - Isamar e Ionaia -, ali estavam várias outras pessoas que me são queridas e que não quero ver, de modo algum, reprovadas... (posso citar Andréa e Alberto, pois estavam sentados bem próximo a mim, na hora da prova, mas são muitos os nomes dos que eu gostaria de ver no Mestrado... de preferência, é claro, ao meu lado!) ;-)
.
Bem, antes do início da prova, alegando que precisaríamos nos identificar na entrada, o professor que cuidava da sala pediu que nos retirássemos e que entrássemos um a um, para que ele conferisse se nossos nomes estavam na lista dos participantes da seleção.
.
Na porta do PAF I, o comportamento dos candidatos a Mestrado ou Doutorado em Letras da UFBA foi bem próximo ao que pude observar no dia seguinte... de adolescentes ansiosas para assistir á primeira sessão do filme Lua Nova, espremidas no hall de entrada do Cinemark, no Salvador Shopping... As raras pessoas pré-idosas ali presentes, foram sistematicamente deixadas para trás, como se houvesse, no auditório, problema para a acomodação dos candidatos e seus dicionários...
.
Isso aconteceu exatamente no dia em que, pela primeira vez, tive, sem precisar solicitar, um tratamento preferencial devido aos meus cabelos brancos (ainda que devidamente pintados). Esse fato é o que quero registrar aqui!
.
Foi no Laboratório Leme, que costumo frequentar para atender à sede dos médicos por exames, principalmente, por exames de sangue... (será que tem algo a ver com o tal Lua Nova? Costumo deixar litros de sangue naquele laboratório!)
.
Bem, cheguei relativamente cedo ao laboratório, mas encontrei a sala de espero repleta e soltei um gemido profundo, mas surdo... Minhas doze horas de jejum tendiam a se transformar em catorze... A recepcionista, no entanto, de modo muito simpático, disse que me daria uma prioridade...
.
Confesso que eu quase digo que só tinha 58 anos, afinal, sou acostumada a ouvir falarem que não aparente toda essa idade e fiquei um tanto chocada com o fato de, para aquela moça, eu aparentar mais de 60...
.
Mas me contive, deixei os documentos e a requisição com ela e fui procurar um cantinho vago naquela sala lotada... por sinal, lotada de cabeças brancas... Logo descobri que quase todos ali teriam atendimento prioritário, e que eu teria mesmo (como tive) que esperar uma boa hora para entregar meu bracinho a uma daquelas "sanguessugas"...
.
Bem, o que importa mesmo é que no dia 19/11/2009, fui oficialmente reconhecida como idosa! Importa também dizer que isso não me foi, de modo algum, desagradável!
..
Para ilustrar o status recém-adquirido, coloco aqui uma foto de uma coleguinha, que apesar de ainda não ter completado seus 50 anos, já aparece idosa, sem perder o charme...
.
Aproveito o tema e incluo mais uma ilustração... que remete a meu sonho infantil - nunca concretizado, portanto ainda sonho - de ser uma bailarina. Posso manter o sonho, apenas atualizando o modelo (que bem poderia trocar a roupinha cor-de-rosa por uma vermelha!). ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário