terça-feira, 24 de novembro de 2009

Saindo do forno

Hoje eu acordei às três horas da madrugada. Minhas vias aéreas estavam totalmente obstruídas e eu não conseguia respirar (isto é, estava de nariz entupido!).
.
Não lembro de ter passado por situações desse tipo quando era pequena, acho que estou virando uma idosa alérgica! ;-)
.
Depois de tentar encontrar alguma posição na cama que me permitisse respirar, e por conseguinte, dormir, levantei e fui deitar na rede, onde, na verdade não fico deitada, mas recostada... só assim consegui minha reconciliação com o sono... Resultado: estou muito cansada e sinto meu rosto inchado.
.
Quando eu era menina, não ouvia falar em alergia. Nem lembro, na verdade, quando essa palavra entrou em minha vida... só sei que parece que veio para ficar!
.
Na verdade, talvez já fosse devido a reações alérgicas a picadas de insetos que eu ficasse, quando pirralha, com as pernas cobertas de feridas ("perebas"... acho que já falei sobre isso aqui...). Parece que eu era a única lá em casa e ser perebenta... os meninos não tinham o mesmo problema.
.
Bem, aqui em casa não sou a única a penar com alergia respiratória, ainda que Erick proteste, dizendo que não é alérgico... ;-)
.
Só espero mesmo que essa minha crise alérgica não seja devida à memória empoeiradas... Tenho procurado, dentro do possível, manter meu saquinho de memórias em ambiente arejado e exposto á luz solar!!
.
Por falar em luz, e voltando às perebas, lembrei de uma época em que Fernando também teve umas perebas bem feias... mas as deles foram das que precisam de médico...
.
O que ficou registrado na minha memória, foi que ele pegou verme de cachorro, porque brincou em um monte de "areia de construção" que havia em frente à casa de nossa vizinha Dona Ondina...
.
Lembro que ele teve até que tomar "banho de luz" no consultório de Dr, João Medeiros... eu, sei lá porque, ia acompanhando, quando ele ia para o tratamento e ficava morrendo de inveja porque não podia ficar sob aquelas lâmpadas coloridas de verde ou vermelho... Vai ver aqueles banhos luminosos não curavam minha "mijonite aguda"... ou talvez até a tivessem curado, se fosse tentado o tratamento... Lembro vez por outra, lá em casa, alguém precisava daqueles banhos... ;-)
.
De minha parte, lembro que, muitos e muitos anos depois, quando eu já parira e já lutava contra a barriguinha que viera para ficar, fui fazer um "tratamento" com massagem e forno, para redução de medidas...
.
O "tratamento" era uma verdadeira tortura... Eu, de biquine, deitava sobre uma maca e ficava sob "os cuidados" (ou os apertões) de duas mulheres que enchiam suas mãos com minha barriga e cintura e amassavam até as lágrimas me correrem pela face...
.
Depois, eu era levada para outra sala, lambuzada com uma substância estranha e enrolada em filme plástico... então, me deitavam (eu ficava impossibilitada de qualquer movimento, parecia uma múmia plastificada!) em uma outra maca, me cobriam com um cobertor grosso e colocavam um "forno" sobre minha barriga... Só que o tal forno que me aplicavam, tinha o côncavo recoberto de lâmpadas incandescentes!! Gente, aquilo era muito quente!! (além de perigoso, pois duvido que fosse protegido contra choques...)
.
Bem, o tratamento que eu contratei, seria de 15 sessões, das quais eu paguei 8 no início e pagaria as demais no dia da nona... Mas antes disso eu me descobri cheia de hematomas, que doíam muito, provocados pelos apertões das "massagistas" e caí fora de lá...
.
Antes de sair, no entanto, ainda tive oportunidade de experimentar a variação de forno que era a preferida de minhas "colegas de tratamento"... O tal forno que elas preferiam era fixo e muito maior que o outro... ao invés de ser colocado sobre a barriga da pessoa, éramos "enfiadas" nele , dos pés ao tórax... Um horror!!

2 comentários:

  1. Então seu pediatra foi dr. João Medeiros?? Não sei pq não nos encontramos ainda pequeneninhas!!
    Qto as perebas tbem fui sua companheira por causa dos maruins q me arrasavam. Agora, esta do forno não entrei não, mas tenho amigas q me contam muita história das suaves massagistas!!

    ResponderExcluir
  2. Lú, não acredite na suavidade as massagens!! Eu até tive outra experiência depois... em 2006, quando precisava eliminar umas gordurinhas que excediam qualquer possibilidade de serem expostas na Sapucaí (eu desfilei na Beija-Flor, de barriga de fora!);-)
    Essa outra experiência eu enfrentei até o fim e o resultado foi muito bom, mas... como doía!! ;-)
    Sim... Dr. João não era bem meu pediatra... era o médico da família toda!! (na realidade, o pediatra era outro Dr. João... o Soares...)
    Como era amigo de papai, Dr. João Medeiros, às vezes, ia lá em casa e atendia todo mundo (o filho dele, que é pediatra, chegou a atender Erick em Jampa)

    Beijo!

    ResponderExcluir