sábado, 17 de julho de 2021

Não me peça

Sinto que sou uma peça, só não me peça para que eu me encaixe... há muito busco a minha caixa... a caixa de onde eu vim... não posso ser peça avulsa... não devo ser... não quero sê-lo!

Cheguei no planeta Terra há quase 70 anos. Naquela época, principalmente no Nordeste Brasileiro, não eram raras as famílias numerosas... 

Cheguei em uma delas... fui a oitava filha de um mesmo casal, mas minha mãe era uma jovem de 34 anos...  (cito o fato porque fui mãe, solteira, de meu filho único aos 36... E a maternidade me fez ter a certeza de que minha mãe era a própria “supermulher”!)

Bem, tive uma infância meio solitária, pois cresci menina cercada de irmãos meninos e – como não havia meninas na vizinhança – eram eles que poderiam ser meus companheiros de brincadeiras. 

Mas eu não era uma companhia muito bem aceita...era “portadora de deficiência”, pois não tinha um pinto! (E, aparentemente, sem tal acessório jamais seria boa de bola... fosse com a bola de couro do futebol, pesada e sem graça; fosse com as bolinhas de gude, que eu achava lindas!) 

Só que, havia brincadeiras às quais eu podia me entregar e me divertir sozinha! 

Desde muito cedo aprendi a me refugiar na leitura para criar uma realidade onde pudesse existir plenamente, mas a leitura não me oferecia o ambiente completo e eu precisava escrever sempre... 

Tive muitos cadernos e tive diários!

Os quebra-cabeças fizeram parte de minha infância, tanto quanto os livros. E minha mãe fazia uns legais, colando gravuras bonitas em cartolina grossa e recortando as peças para a gente montar depois. Eu sempre montava buscando completar uma imagem coerente... não me passava pela cabeça observar os formatos das peças para colocá-las em seu devido lugar... quando aprendi a “técnica” – ou a “teoria”, sabe-se lá! – por trás da minha brincadeira, foi-se o encanto e o interesse... nunca quis montar aqueles quebra-cabeças de milhares de peças!

Bem, mais tarde descobri que – no quebra-cabeças da vida – sou uma pecinha que caiu de alguma caixa e não encontrou ainda o seu lugar ainda!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário