terça-feira, 15 de junho de 2021

Contando o tempo

Uma aglomeração destas já seria inesquecível em tempos normais...

Nas condições surreais para as quais a inesperada pandemia nos empurrou, tudo parece ainda mais doce e se faz indispensável repetir sempre que for possível!

No Instituto de Letras da UFBA – onde reencontrei o prazer de ser estudante, depois de aposentda – encontrei uma das mulheres mais sábias, das muitas mulheres sábias que conheci no mundo masculino em que vivi a maior parte de minha vida. Suzana Alice repetia sempre, especialmente para suas jovens orientandas: “a oportunidade é lisa... e desliza... nunca a deixe escalar!”

Ela dizia que aprendera o lema com sua avó...

Avós são sempre sábias... com a minha, aprendi: “sou de cera... só quero quem me queira!”

É... decididamente, ainda estou muito longe de estar pronta para ser avó!

Por enquanto, tento reter os ensinamentos que vêm delas... e “atuar em consequência” – coisa que estou aprendendo com a militância política à qual fui levada a assumir como tarefa urgente, nesta minha juventude tardia...

Mas... que a saudade tá grande... ah, tá!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário