sexta-feira, 16 de outubro de 2009

"Dois alto"...

... ou seria "dois auto"?? Hoje escutei uma criança gritando isso aqui no prédio... Ela estava no playground com os amiguinhos, provavelmente brincado de "picula"...
.
Eu conheço a expressão desde o tempo em que Erick era pequeno, mas não antes disso... É usada na picula (pega-pega) quando a criança sente o perigo eminente de ser tocado pelo perseguidor, que está muito mais perto dela do que aquele local que lhe confere imunidade... eu não lembro agora como se chama esse lugar aqui na Bahia...
..
Quando eu brincava de "pega", tinha a possibilidade de pedir licença ao "pegador" (ô palavrinha que mudou de sentido!!), se via que estava difícil alcançar a "mancha"... Mas não lembro qual era a palavra que usávamos para isso...
.
O que importa é que "dois alto" é um pedido de trégua, de licença... e eu vou pedir dois alto aqui até ter minha documentação da a seleção para o Mestrado toda pronta e aprovada pelo orientador mais exigente que já tive... (não importa se foi o único... é muito rigorosos!!)

15 comentários:

  1. Eu conhecia como "dois em alto", vim pesquisar e achei apenas o seu texto fazendo referência, imagino que vc seja baiana, sim?

    ResponderExcluir
  2. A frase-palavra por sí só não faz o menor sentido. Quando ouço as crianças brincando e falando essas palavras fico a imaginar como elas descobrem o significado da mesma. Já procurei a origem da expressão mas nada encontro.

    ResponderExcluir
  3. Se alguém descobrir o q significa, me avise :)

    ResponderExcluir
  4. deem uma olhada no texto seguinte: http://hisbrasileiras.blogspot.com.br/2010/05/estou-de-altos.html

    ResponderExcluir
  5. Iminência é quando algo está próximo de acontecer, e eminência é alguém importante ou algum relevo num contexto anatômico ;)

    ResponderExcluir
  6. Descobri na série Spartacus o significado. Quando um gladiador perdia na arena, o vencedor tinha o direito de mata-lo. Se o vencido entrasse em desespero e não quisesse morrer naquele momento, ele levantava dois dedos para o alto, "dois altos". Assim ele era poupado, mas seguiria seus dias em humilhação.

    ResponderExcluir
  7. Descobri na série Spartacus o significado. Quando um gladiador perdia na arena, o vencedor tinha o direito de mata-lo. Se o vencido entrasse em desespero e não quisesse morrer naquele momento, ele levantava dois dedos para o alto, "dois altos". Assim ele era poupado, mas seguiria seus dias em humilhação.

    ResponderExcluir
  8. Engraçado, abri uma empresa com o nome de 2altos justamente com a ideia de pedir uma trégua...
    adorei a discussão!
    Parabéns, Carmem e colegas!

    ResponderExcluir
  9. Procurei a resposta na internet toda e só achei aqui. Obrigado.

    ResponderExcluir
  10. 2016 e so tem resposta aqui pra isso

    ResponderExcluir
  11. Dois Degraus ao alto. Lembro que quando brincava tinha que subir em algum lugar alto pra pedir Dois Altos. São dois degraus de trégua. Dois altos. Achei a explicação em outro site

    ResponderExcluir
  12. No Recife é sessou,caiu baiano mas nem nca entendi o "2 altos"

    ResponderExcluir
  13. Aqui em Minas Gerais, é necessário subir em algum lugar mais alto, ex: um banco da praça, e pedir "dois altos" que é realmente uma trégua, além do "pique" que permitia que descançassemos sem ser pegos,ex: um poste de iluminação pública, ou seja, concedia o mesmo que os dois altos.

    ResponderExcluir