terça-feira, 6 de outubro de 2009

Lembranças acima de qualquer dieta

Revendo o que escrevi ontem, percebo que os temas, tanto a doçura, quanto o aperto, são recorrentes em minhas lembranças e que voltarei sempre a eles.
.
Como doces lembranças não vão me deixar mais gordinha (o que implicaria roupas apertadas, coisa que eu não suporto!), hoje vou escolher continuar com minha memória completamente açucarada...
.
Não sei... deve ser a proximidade do Dia das Crianças que me está deixando com toda essa saudade dos doces que experimentei vida a fora...
.
Do "alfenim" (que encontrei aqui na Bahia disfarçado de "alfelis", "alfelô" e até "alferes"...), ou seja aquelas deliciosas balas "puxa-puxa" em que mamãe transformava, vez por outra, as já deliciosas rapaduras que papai trazia da feira e que eram guardadas dentro do latão de farinha...
.
Era maravilhoso enfiar a mão naquela lata azul enorme e "pescar" uma rapadura enorme para mamãe derreter e fazer balas para serem devoradas num piscar de olhos... ou num estalar da língua no palato...
.
As latas azuis eram de biscoitos e bolachas cream-crackers (acho que da marca Confiança, cuja confeitaria viemos a frequentar mais tarde, quando moramos em Recife, na minha infância). Lá em casa, aquelas latas, quando esvaziavam, viravam armazenadores ideais para mantimentos na dispensa da numerosíssima família... Aqueles depósitos eram tão hermeticamente fechados, que para abri-los era preciso usar algo, como uma chave de fendas, à guisa de alavanca!
.
Não lembro daquelas latas monstruosas cheias de biscoitos ou bolachas, mas lembro de umas menores, ainda enormes, se comparadas às embalagens domésticas atuais... Acho que semanalmente papai comprava uma daquelas latas de "biscoitos sortidos" Confiança ou Pilar (não lembro se a marca era uma só...).
.
Eram muitos os tipos de biscoitos que vinham nas latas (latas que depois viraram caixas e que mais tarde foram reduzidas a embalagens de um quilo, para depois sumirem do mercado...) e cada um de nós tinha sua preferência... Se bem que os biscoitos "champanhe", que eram poucos, eram disputadíssimos... e é claro que Fernando sempre ganhava mais do que os outros...
.
Nós íamos consumindo os mais saborosos até que só sobravam os compridinhos de maisena... Eu gostava de uns que tinham o desenho de uma esfinge... Não que eles fossem mais gostosos, eu gostava porque me permitiam ser comidos aos pedacinhos... recortando-os cuidadosamente com minhas mãozinhas hábeis!! ;-)
.
Engraçado que os de chocolate não eram disputados... se bem que não eram recheados... talvez isso fizesse a diferença... O advento e a popularização dos biscoitos recheados mudou muito o paladar infantil... Eu jamais trocaria um belo cacho de pitombas ou de roletes de cana por um pacote de biscoitos!! ;-)
.
Mas... se a proposta fosse trocar as frutas por um prato de alfenins... nesse caso acho que eu toparia!!

4 comentários: