segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Cidade Pomar

Hoje é o Dia da Árvore... eis aqui um dia que conheço desde pequena... Como já disse aqui, plantei, em conjunto com meus colegas e com minha professora (d. Gracilda) de Jardim de Infância, uma árvore em 21/09/1956... E assim se passaram 53 anos!! ;-)
.
Espero que ela tenha crescido forte e robusta, que tenha dado sombra, belas flores e bons frutos, pelo menos durante alguns anos, pois acho difícil que ainda sobreviva, uma vez que deve ter sido plantada no terreno reservado ao complexo Escola Modelo / Lyceu / Escola de Professores e hoje já não há tantas árvores ali...
.
Mas aquela região era mesmo muito arborizada... aliás, toda minha pequena João Pessoa o era! Lembro que até ganhou o título de segunda cidade mais verde do mundo... Título que motivou o orgulho dos pessoenses por muito tempo! Como a cidade cresceu e se expandiu, como todas, movida pela especulação imobiliária, ruas arborizadas passaram a não ter tanta importância... As árvores só estão presentes mesmo naquela região entre a Lagoa, cujo bambuzal já não é tão denso, e a Praça da Independência (se estendendo pela Bica, é claro!)... pelo menos é como tenho visto, nas últimas vezes em que tenho visitado minha terra (confesso que essa impressão não é tão precisa, pois eu tenho circulado pouco pela "cidade"...)
.
Viver numa cidade cheia de ipês (que nós chamávamos "paus-d`arco") era um privilégio!! Não lembro qual era a época do ano em que ficavam floridas todas aquelas árvores da rua da avenida Getúlio Vargas, quando eu estudava no Lyceu... A gente pisava em um verdadeiro tapete de flores roxas ou amarelas (lá na frente do colégio predominavam as amarelas...). Fazíamos colares como os havaianos, enfiando flores uma no cálice da outra... Como usávamos as flores caída, logo murchavam, mas era muito bonito assim mesmo!
.
Talvez eu tenha participado da plantação de um pezinho de pau-d`arco... ou mesmo de um jambeiro, outra árvore muito comum nas ruas daquela região da cidade, ou de uma mangueira...
.
As Coremas era a rua dos jambeiros... Na verdade, as árvores ainda estão lá, só não sei se ainda dão aqueles deliciosos e carnudos jambos que catávamos no chão (que minha mãe não soubesse que eu comia "jambo do chão"!) ou mesmo que ganhávamos de colegas que os colhiam sei lá como... acho que atiravam pedras... Subir naquelas árvores era impraticável e ninguém dispunha (na rua) de instrumento para colheita (isto é, uma vara comprida com um saquinho, uma cestinha ou mesmo uma lata presa na ponta)...
.
A João Machado era a rua das mangueiras... as mangas-espadas daqueles pés eram mais doces e mais suculentas do que qualquer uma que pudesse ser comprada na feira!
.
Até mesmo pequenos arbustos havia espalhados pela cidade... lembro que a Praça da Independência era cercada de pés de groselha, que eu colhia para chupar, quando ia em direção às Lourdinas...
.
Hoje, se as frutas ainda existem, devem ser colhidas pelos meninos que as vendem nas "sinaleiras"... Não sei se ainda teriam o mesmo sabor que tinham nos melhores anos que vivi em João Pessoa (entre 1966 e 1968, ano que nem terminou...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário