sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Quebrando barreiras

02/09/09

Mais um dia caminhando em direção a Manaíra... Fui comprar ingresso para o Projeto Seis e Meia, que hoje traz Luiz Caldas e Paulinho Boca de Cantor.

Passei rapidinho na casa de Fernanda e segui para comprar meu ingresso. Segui por uma praia urbana, passei por várias lojas e restaurantes...

Como hoje fiz o percurso pela calçadinha, ao invés de seguir pela beira-mar, não consegui encontrar quase nenhum traço daquela praia de minha infância... Fiz questão de voltar pela areia molhada, não só porque o sol já estava muito forte, mas, principalmente, para manter o contato com minhas lembranças espalhadas na areia...

Hoje, com a maré baixa, encontrei quase tudo que costumava encontrar na areia quando criança... A variedade de sargaço era grande, ainda que eu não tenha pisado naqueles babentos; as conchinhas estavam lá, claro que em menor quantidade, mas estavam; pisei numa “lua”, mas não vi estrela alguma (eu tinha medo daquelas grandonas, que Sóstenes pegava.... eu achava que pareciam muito com polvo, que era o animal marinho que mais medo me metia!)...

Quando a gente morava no Gonçalo, na transição entre as décadas de cinquenta e sessenta, vez por outra passavam botos (ou seriam golfinhos?) relativamente próximo à beira-mar... Na minha memória há o registro de um amigo de Sóstenes “pegando bigu” nas barbatanas de um desses peixes (ou cetáceos?)... Ninguém pode brincar com minha memória... ;-)

Outra coisa que pude ver hoje na praia, foi uma “barreira” de areia... Como a faixa de areia é bem estreita, na região do Gonçalo, a maré sempre forma barreiras que nos divertíamos em quebrar ... ou em saltar, como na foto ao lado, em que eu, já grandinha, brinco, com Martinho e Paulo, de pular barreiras...

Era delicioso escorregar pelas barreiras mais altas e nos sujarmos todos de areia!

Talvez a brincadeira me tenha ensinado a também pulá-las na vida adulta... (quando não são mais de areia e podem machucar bastante, se errarmos o pulo ou cairmos de mal jeito...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário