quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Temporada de caça

O ano letivo ameaça acabar e as escolas iniciam uma verdadeira guerra publicitária em busca de novos alunos... Não sei... acho que sempre fui meio refratária a produtos e serviços que usam desses artifícios para atingir seu alvo... Em mim, o efeito, quase sempre, é oposto ao desejado...
.
Lembro de quando Erick era pequeno e o Colégio Aplicação estava sendo inaugurado com uma enorme campanha publicitária, que envolvia até matéria de várias páginas em revistas de grande circulação, o que ainda não era comum aqui em Salvador no início dos anos 90. Minha rejeição por aquela escola foi muito grande!
.
Na realidade, devo ter algum problema psicológico, pois sempre acabo rejeitando o que é muito "badalado"...
.
Bem, mas falar em escola é algo que me agrada... Afinal, minha vida escolar começou bastante precocemente (se considerarmos os anos 50, pois nos dias de hoje a coisa é diferente...) e parece que não vai acabar tão cedo...
.
Em meu primeiro ano na Escola Modelo (acho que foi 1956...), mais ou menos nessa época, eu lembro que tivemos uma festa para celebrar a primavera... É incrível, pois até "carro alegórico" teve (lembro do desfile dos carros, mas não lembro onde aconteceu... deve ter sido naquela área que era ocupada pela EME, pelo Lyceu e pela escola de Professores...).
..
Eu fiquei morrendo de inveja das meninas que se fantasiaram e desfilaram em cima dos carros (eu conhecia a "Mulher Rendeira", que era filha de um primo de meus pais, e a "Chapeuzinho Vermelho", que era minha coleguinha de sala...), mas participei da banda de música que se apresentou sobre um palco, como se vê na foto...
..
Eu apareço à direita da foto, na fileira de trás, sou a primeira menina... Estou prestando muita atenção ao maestro (de fraque e com jeito de mandão... parece maior que todos nós!), para não errar o momento de tocar meu triângulo...
.
Além dessa festa, que foi noturna, também plantamos, toda a turma junta, uma árvore... não sei se a festa foi meus no "dia da árvore" ou dia seguinte, só sei que gostei muito daquilo tudo e mais ainda de ter ganho esta foto! É... eu tenho um filho, escrevo um blog e ajudei a plantar uma árvore... como não sou homem, até que não estou "mal na foto"... ;-)
.
Os instrumentos que tocávamos eram: "pauzinhos", triângulo, pratos, copos, bombo (ou tambor) e um outro que não aparece na foto, mas que eu lembro que havia disponível por lá... Era uma espécie de chocalho feito com tampinhas de refrigerante (elas eram desmanchadas às marteladas, transformando-se em discos semi-planos) enfiadas em um arame e presas a um cabo... Eu gostava daquele instrumento!
.
Não lembro da música que tocamos nem de termos ensaiado nada...
.
Olhando a foto, fico pensando onde estão estas crianças... quem são elas...
.
Bem, essa lembrança me veio a propósito das propagandas que vi hoje pela manhã, de colégios e escolas infantis, cada uma anunciando suas vantagens pedagógicas... Tomara que elas proporcionem às suas crianças momentos que elas relembrem 53 anos depois e sintam saudades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário