sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Sonhos e suspiros

Uma temporada de dezessete dias fora de casa durante o período de aulas, minhas e de Erick, requer um processo de retomada à normalidade um pouco lento...

Primeiramente, precisei lavar roupas e fazer compras para abastecer a geladeira... Recolocar as coisas nos seus devidos lugares foi um pouquinho demorado e o processo foi interrompido algumas vezes, inclusive para minha volta ao Pilates... estou voltando á minha vida normal com passos pequenos... ;-)


Ontem Sirlene veio para fazer a faxina que o apartamento pedia e eu aproveitei para cozinhar, estávamos com saudades do meu tempero!! (e o fogão com saudades das panelas!) ;-)

Hoje pela manhã retornei à faculdade e à tarde retomei meus escritos por aqui. Nos últimos dias , eu praticamente só cuidei de atualizar meus álbuns de fotos no Orkut!! ;-)

Na bagagem que trouxe de volta, vieram algumas lembranças que eu sequer fazia ideia que ainda existiam...

Na véspera de voltar "para casa", fui à Padaria Bonfim e lá encontrei uma espécie de biscoitos fritos chamados "sonhos caipira"... Imediatamente eu reconheci naquele pacote os sonhos que mamãe fazia quando eu era bem pequena...

Era uma massa à base de ovos que ela colocava às colheradas no óleo quente e usava um ferro em forma de flor ou estrela para fazer os biscoitos que depois eram passados no açúcar... Lembro de levar um prato cheios de sonhos para a Escola Modelo, acho que no dia de comemorar os aniversários do mês... (mês de setembro!! Gente... estou vivendo meu inferno astral... meu aniversário está chegando!!) ;-)

Eu comprei dois pacotes de sonhos, mas fiquei muito decepcionada com o sabor, que não correspondeu à minha doce lembrança... achei o biscoitinho enjoativo e muito gorduroso... Como eu nunca gostei de comida gordurosa, acredito que os que mamãe fazia não ficavam tão encharcados de óleo...

Hoje levei o segundo saco para a faculdade e Américo disse que aquilo era de Portugal (disso eu já desconfiava...) e que lá eram chamados "fartura" e vendidos nas "festas de largo".

Sobre as comidas (os doces) de minha infância, um outro do qual lembrei e sobre o qual Fernando também comentou foi o suspirão enorme que a gente comprava na "venda" de uma senhora (na Paraíba se pronuncia fechado, o "o" dessa "senhora"..., isso eu acho muito engraçado!) chamada, se não me falha a memória, Leninha...


A venda ficava perto do consultório de João Soares (nosso pediatra, que eu nunca chamei de "doutor", sei lá o porquê...) e a gente sempre ganhava um daqueles suspiros enormes, super-doces e durinhos, mas com um "miolo" meio molinho de açúcar derretido... Aquilo era bom demais, gente!!


Como sempre fui um pouco "formiga" e tentei muito fazer suspiros como aqueles, mas os meus eram feinhos e meio molengas... quando não queimavam!! ;-(

2 comentários:

  1. As garras sertenejas são ótimas!
    Comi o pote todo numa tarde...rs...afinal de contas,tbm sou meio "formiguinha"!
    =D
    Bjos,
    Mari

    ResponderExcluir
  2. Mari!!
    Você é uma formigona!! ;-)
    Te adoro!
    Beijo!

    ResponderExcluir