terça-feira, 22 de setembro de 2009

Primavera!!

Chegou a Primavera!! Eu nem vi... estava na aula de Pilates... ainda bem que tinha muita gente esperando por ela, que deve ter sido bem recebida!!
.
Quando eu era pequena sempre esperava que uma prima chamada Vera aparecesse lá em casa... Mamãe sempre falava que a Primavera chegava em setembro... eu queria que ela viesse para o meu aniversário e me trouxesse algum presente!!
.
Aliás, esse ano eu até posso considerar que ela chegou como eu esperava antigamente, pois além das begônias que Américo deixou aqui no prédio logo cedo, ganhei rosas de Jorginho... "Minha casa" (que tem muito verde) está bastante florida!! Só falta brotar outra "florzinha-que-não-sei-o-nome" no vasinho que mantenho na janela da área de serviço...
.
É uma daquelas plantinhas cujas sementinhas são vendidas em envelopes nos supermercados... Eu comprei quando vim morar aqui, em março do ano passado. O envelope era ilustrado com um buquê bem cheia e muito colorido... Achei que não custava tentar... Semeei em um vaso de tamanho médio e ela já floresceu duas vezes... cada floração foi de apenas uma flor, mas sempre uma flor encantadora, com a qual posso conversar durante uma semana!
.
As flores sempre me encantaram... quando morávamos em Recife, nossa casa (era alugada, mas, na época, era nossa!) tinha um jardim muito rico em flores, apesar de não ser tão grande, pois quase toda a área era ladrilhada e só havia canteiro ao longo dos muros...
.
Havia um pé de muguet, que para nós era "mimo-do-céu", que dava lindos cachos cor-de-rosa e brancos (ou seriam dois pés emaranhados?), que eram constantemente pedidos por pessoas que queriam usá-los em buquês de noivas. Também havia vários pés de um trepadeira amarela que conhecíamos como "dedal-da-rainha", que estavam sempre floridos.
.
Alem dessas, lembro de umas flores (acho que também era trepadeira) estranhas que chamávamos "flores-de-madeira" e que eram muito usadas em arranjos natalinos pela família toda... Se não me falha a memória, essas foram, inclusive, objeto de uma proposta de compra por uma floricultura (que parece que costumava comprá-las à dona da casa, d. Yolanda)... não lembro se mamãe as vendeu...
.
Naquele jardim também conheci uma flor da qual eu não gostava muito... Era chamada, pelo menos por nós, "camarão"... Hoje em dia já não a considero feia, mas era assim que eu achava naquela época... feinha e sem perfume... totalmente sem graça, quando comparada às companheiras de jardim...
.
Eu não a achava bonita, achava que parecia comigo...
.
A pose da foto foi na frente do enorme pinheiro que havia na frente da casa... Nela estou com meus irmãos: Bartolomeu, Felipe, Fernando (ajoelhado) e Martinho (de costas, acho que estava mostrando algo a Bartolomeu...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário