domingo, 27 de setembro de 2009

De cachimbos e cachimbeiros...

Domingo, pé de cachimbo... ou será "domingo pede cachimbo"?
.
Hoje é domingo
Pé de cachimbo
Cachimbo é de barro
Bate no jarro
O jarro é de ouro
Bate no touro
O touro é valente
Bate na gente
A gente é fraco
Cai no buraco
O buraco é fundo
Acabou-se o mundo.
.
Eu não conheci essa musiquinha (ou parlenda?) quando criança... Não lembro se aprendi isso com algum sobrinho, ou se foi com Erick... Mas só hoje me ocorreu que o tal "pé de cachimbo" é meio estranho...
.
Mamãe falava em gente que era "pé de valsa" e que papai era "pé de chumbo", ela me explicou a razão e eu entendi direitinho... mas o tal "pé de cachimbo" me apareceu depois que eu já não tinha mamãe para me explicar nada...
.
Bem, cachimbo, na minha vida apareceu muito precocemente...
..
Quando eu era guria, a única pessoa que fumava (pelo menos abertamente) lá em casa era Sóstenes, que até nos fornecia (à "pirralhada") o papel das carteiras de Hollywood e de Continental (sem filtro, argh!!), que nas nossas mãos viravam cédulas de dinheiro...
.
O papel laminado que protegia os cigarros também era reciclado por mamãe, que, depois de colocá-lo de molho em água e separá-lo cuidadosamente do papel branco que ficava do lado oposto, juntava-o a uma bola (que para mim era enorme) que fazia com todo o papel-alumínio que lhe chegava às mãos... nunca lhe perguntei para que serviria aquela "bola" pesada e meio disforme... além, é claro, de machucar pezinhos delicados... ;-)
.
Bem, apesar de ter visto Sóstenes fumando e sendo repreendido por papai desde muito cedo, acho que a primeira fumante com quem convivi foi Zulmira, nossa lavadeira e minha "assessora para assuntos aleatórios". Eu adorava ficar do lado dela, enquanto ela passava ferro na roupa... Ela, ao contrário da maioria das pessoas lá de casa, conversava muito comigo!
.
Além de conversar, eu gostava de ver ela acender o cachimbo nas brasas do ferro de engomar... Não gostava do cheiro do cachimbo e tinha nojo daquilo que a fazia cuspir muito enquanto fumava, mas achava bonito o cachimbo e o processo de acendê-lo.
..
Na época, eu acho que tive um cachimbinho de fazer bolhas de sabão... Não tenho certeza se ela existiu fisicamente, mas existe entre minhas lembranças e faz bolhas enormes... muito coloridas e que voam muito alto, sem estourar nos galhos e folhas da goiabeira que ficava em frente ao "quarto do engomado"... Era Zulmira que me preparava o sabão para as bolhas...
..
Voltando ao cachimbo, não ao de Zulmira, do qual eu não tenho saudades! Lembro que meu irmão Carlos fumou cachimbo quando ainda morava lá em casa... Era um cachimbo bonito como o de Sherlock Holmes (mais bonito ainda, era lindo!) e abastecido por um fumo de aroma delicioso, que vinha em envelopes coloridos que dariam belas e preciosas cédulas, se eu ainda fosse criança...
.
Uma de minhas lembranças relativas ao cachimbo de Carlos remete a uma lavagem com conhaque, mas não tenho certeza disso...
.
O fumo que Zulmira usava vinha de uma daqueles rolos feios que ficavam sobre os balcões das "bodegas" no Mercado... (eu tinha nojo daquilo: parecia cocô de cachorro!) Era ela mesma que picava seu fumo com uma faquinha suja, antes de encher seu cachimbo, que acho que também era comprado na feira...
.
Acho que domingo realmente pede um cachimbo daqueles dos de Carlos... nem que seja só o aroma daquele fumo queimando...

2 comentários:

  1. Meus avós paternos que tinham engenho em Alagoa Grande fumavam cachimbo,com o fumo picadinho q servia tbem p o cigarro de palha, colado com uma lambida da lingua!! O que eu não entendia mesmo, era o por que desta tabacaria era ao lado do oratório enorme de minha avó, pq vinda de colégio de freiras,uma coisa não combinava com a outra!! Sim, eu e meu irmão Rivaldo ficamos milionários com as capinhas de cigarro Minister (era esse nome mesmo?)
    Mas este seu blog de hoje foi fantástico!!

    ResponderExcluir
  2. Lú!
    Ontem eu sentei aqui sem saber sobre o que escrever... as coisas vieram na hora... ;-)
    Que bom que você gostou!
    Eu também gostei muito do que você escreveu, sobre seu casamento!
    Beijo!

    ResponderExcluir