sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Temporada Centenário ou resumo da ópera...

04 a 08/09/09

Ontem à noite fui encontrar meus amigos numa barraca de praia. “Pra variar” cheguei lá muito antes de todo mundo (cheguei no horário combinado!). Já ia desistir de esperar na praia, quando encontrei Chico... Depois Rubens chegou e o papo rolou solto até uma hora da madrugada...

As meninas acabaram não aparecendo e eu fiquei sozinha com os dois. Ri tanto que saí de lá mais leve e com os olhos inchados de chorar!! ;-) Na realidade, todos rimos muito, pois sempre acumulamos assuntos para esses encontros, que eles alegam que só acontecem quando eu chego por aqui...

Hoje vou mudar para o hotel. Cristina e tia Belkiss vão ficar aqui na casa de Maria Sônia e eu reservei hotel para ficar com Erick e Mariana. Aninha (e família) e Sumaia ficarão no mesmo hotel que a gente, mas nem sei se teremos tempo para conversar... A família de Bartolomeu já chegou e também está instalada em hotel, mas não no nosso...

Eu lembro da primeira vez em que entrei em um hotel... Foi em Recife. Um primo de papai, que morava em Fortaleza, estava hospedado em um hotel no centro da cidade (acho que perto do Cine Trianon, que nem deve existir mais) e nós fomos lá visitá-los.

Acho que não fazia ideia do que era um hotel, quando passava pelo Ponto Cem Réis e via aqueles homens na frente do Paraíba Palace...

Bem, depois de uns dias longe de meu blog, volto a escrever completando esse texto, pendente desde que chegaram Erick e Mariana e que as atividades sociais se intensificaram...

Resumindo tudo que nos aconteceu: foram dias de muita alegria e pouco sono, muitos encontros e poucas brigas (ou nenhuma briga, ao contrário do que acontecia quando éramos crianças ou mesmo não tão crianças assim...)

Como toda festa de famílias tipicamente santaluziense, nossa festa começou com uma missa.
Apesar dessa missa ter sido celebrada na capela do colégio onde eu cursei quase todo o ginasial, não encontrei lembrança alguma perdida por lá...

Algumas pessoas de minha família são bastante católicas e organizaram um ritual bastante significativo e cheio de detalhes. Eu, como filha, participei de uma espécie de procissão de oferendas (rosas brancas e lírios amarelos). Mesmo não entendendo nada de Missa, Erick subiu ao altar para participar de uma oração lida pelos netos...


Um fato inusitado aconteceu durante a missa: o garoto que segurava a lâmpada de iluminação do cinegrafista desmaiou no altar... Foi um susto muito grande para todos nós, mas o padre não chegou a suspender a celebração...


O garoto teve uma crise de hipoglicemia, devida ao jejum que mantinha desde o dia anterior... a falta de alimentação, associada ao calor da capela, derrubou o menino! Ele foi socorrido e retirado para os fundos da capela, onde lhe deram uma bala para chupar e onde ele pôde respirar melhor e se refrescar um pouco...

Depois da missa, o foto!

Essa é mais uma tradição que parece muito importante para a família. O encontro precisa acontecer, mas mão bastava acontecer, tinha que ser registrado!


(isso me faz lembrar que ainda não fui atrás das fotos de minha formatura... Sou uma Medeiros meio fajuta!!) ;-)


O almoço foi ótimo. Mesmo meu irmão Sóstenes (que se recupera de uma cirurgia ortopédica depois de ter quebrado o fêmur no final de agosto) compareceu, ainda que tenha saído mais cedo do que a maioria de nós... Apenas Carlos não pôde ir...


Meu primo Expedito, filho caçula do irmão mais novo de meu pai, se encarregou de me arrancar as lágrimas que quiseram cair durante a "procissão", mas que eu consegui conter... Ele leu um depoimento sobre papai e eu não fui a única a chorar!!


Bem, o resto da festa foi só alegria e muitas fotos!! (nós, eu e Erick, até levamos nossa câmera, mas, "para variar", não a usamos e nem por isso temos poucas fotos do evento!)


Ainda passamos o dia 07/09 em João Pessoa, com direito a almoço em família na casa de Paulo. À noite, fui com Erick e Mari, passear um pouco na calçadinha e comer cachorro-quente paraibano... Mari estranhou muito a presença da carne-moída, mas eu expliquei que aquele sanduiche é tradicional de lá e que eu cresci comendo aquilo na Festa das Neves e, mais tarde, depois dos bailes de formatura... ;-) Quem nunca provou, precisa conhecer!!

2 comentários:

  1. Saudades de JP!
    Foi tão bom nosso passeio por Tambaú!!!
    Apesar de ser estranho a presença de carne móida no cachorro-quente,é até gostoso!
    Foi linda a festa,a missa,tudo!Eu,manteiga derretida,pra variar,me acabei de chorar!Rs..Mas foi mto emocionante!
    =D
    Bjos,
    Mari!

    ResponderExcluir
  2. Mari, obrigada por ter comparecido e nos feito companhia!
    (e da próxima vez você precisa trocar aquele pão-com-salsicha sem graça pelo autêntico cachorro-quente paraibano!)
    Beijo!

    ResponderExcluir