sábado, 26 de setembro de 2009

E tem carrossel de cavalinhos, porque hoje é sábado!

Hoje é sábado e eu estou aqui, como se fosse outro dia qualquer... O dia da semana não tem a mínima importância, quando estou com minhas recordações
.
Eu aproveitei o dia de hoje para acordar naturalmente, sem o chamado do despertador. Abri os olhos às 7:45h. Há muito eu não acordava assim... nem tão tarde!
.
Havia pensado em ir à praia, mas para isso eu teria que ter acordado bem mais cedo. Fica para a próxima semana. Já prevejo que amanhã não haverá tempo para esse projeto que venho protelando já há algum tempo...
,
Assisti a novela e pude ver um carrossel de cavalinhos que me lembrou aqueles que me deixavam tão feliz durante a Festa das Neves, quando eu era pirralha...
.
O carrossel erra meu brinquedo predileto! Eu não lembro da época em que eu ainda não podia cavalgar um deles. Na minha memória, apareço correndo para pegar um cavalinho desocupado, algumas vezes sendo "atropelada" por um menino maior que me deixava "sobrando" e eu tinha que me conformar em girar sentada naqueles bancos humilhantes...
.
Os bancos do carrossel, ainda que fossem bonitos (não como os do brinquedo que apareceu na novela hoje, em algum lugar de Paris...), não eram o lugar ideal para uma criança esperta ocupar em um carrossel...
.
Os cavalinhos que estão na minha memória não são tão "psicodélicos" como os da figura que ilustra esta lembrança, mas também são bem coloridos... Eu gostava de escolher minha cavalgadura pela cor... queria sempre os cor-de-rosa...
.
Parece que os meninos, pelo menos os maiores e mais ágeis do que eu, não gostavam muito daquela cor... Eu só tinha a agradecer pela não-preferência deles!
.
Lembro de mamãe girando conosco no carrossel. Quando levava um dos menorezinhos, ela mesma ia sentada no banco ou segurando o pequeno montado em um cavalinho... Com Paulinho, fui eu que muitas vezes assumi o papel de acompanhante... Bem que dava vontade de montar em um daqueles cavalos coloridos, mas a responsabilidade de cuidar do irmãozinho era coisa que eu levava muito a sério!
.
Acho que foi quando Martinho era pequeno que mamãe caiu em um daqueles carrosséis... Ela nos colocou no carrossel e ficou do lado de fora, esperando a "rodada"... De repente, ela percebeu que seu pequeno não estava em segurança e correu para ajudá-lo... Naquele momento, o brinquedo começou a girar... Ela, que estava segurando em uma das barras para subir no corressel, foi derrubada e caiu com as pernas sob o brinquedo que foi parado imediatamente...
.
Acho que ela só sofreu alguns arranhões... lembro que pediu que não comentássemos em casa... papai poderia não gostar de saber e até poderia nos proibir de ir ao parque... Ela gostava daqueles brinquedos da Festa tanto quanto nós!
.
Quanto a papai, acho que ele não gostava... pelo menos na época em que eu era menina... talvez ele tenha levado os mais velhos para brincar em parques... ou talvez não... eu não lembro de ver pais com os filhos na Festa das Neves... via mesmo era muitas mães!

Nenhum comentário:

Postar um comentário