quinta-feira, 17 de setembro de 2009

TV à tarde

Ontem à tarde, depois do almoço, eu assisti um filme na TV... Atualmente, isso é um feito muito raro, pois o sono sempre "me pega", quando tento ver televisão nesse horário...
.
No entanto, o filme que ia passar no TCM (canal cuja especialidade são filmes e seriados antigos) era justamente um dos que assisti – em João Pessoa, no cine Plaza – na companhia de meus pais... Com mamãe eu fui a muitos filmes, mas com papai assisti apenas dois... O nome do filme, em português, é Amor na Tarde. Trata-se de uma comédia romântica da qual eu só lembrava que era protagonizada por Gary Cooper e Audrey Hepburn e que tinha Fascinação em sua trilha sonora...
.
Pois é, assisti o filme quase todo sem dormir!
.
Sessões vespertinas de cinema na TV me remetem ao tempo em que vivíamos em Recife, na casa da rua da Amizade (Reife e suas ruas de nomes poéticos... ruas que um dia até inspiraram Manoel Bandeira... ).
.
Lembro que quando papai comprou nossa TV, a programação só tinha início às sete da noite... Era esse o horário dos programas infantis, como o Teatrinho, patrocinado pelos brinquedos Estrela... Assisti muitas peças infantis naquela época... E o patrocinador sempre fazia uns sorteios de brinquedos... Eu e Felipe, incentivados por mamãe, participávamos sempre que podíamos...
.
Filmes à tarde, na TV, eu acho que foi novidade que começou em 1962... Lembro que eu chegava do colégio e corria para sentar na frente da televisão, comendo pão com goiabada (eu adorava!)... Lembro também que quando alguém morria, num daqueles filmes, sempre aparecia uma janela se abrindo e uma cortina fina e branca esvoaçando ao vento...
.
Aquela parecia ser uma cena clássica e me levou a idealizar a morte como uma passagem por uma janela ampla e enfeitada com cortina de "voile" branco...
.
No TCM ainda é possivel se assistir aos filmes que eu assisti naquelas matinês lá de casa... E olha que eram filmes antigos, mesmo em 1962...
.
Também foi no TCM que eu assisti no ano passado, por um bom tempo, a uma série que Bartolomeu assistia quando a gente morava em Recife, no início dos anos 60... Suspense, de Hitchcock... A série também passava à tarde (aos sábados e domingos) e muitas vezes eu acabava dormindo justamente na hora do desfecho do episódio... Eu ficava "doente" com aquilo!!
.
Quando tiraram o seriado da programação, eu escrevi para eles protestando, mas eles disseram que havia outras boas opções na programação e que não havia previsão de reapresentarem minha série predileta... Fiquei triste, pois aquela foi uma série que durou cerca de quatro anos e eu acho que não assisti nem um décimo dos episódios... pelo menos não os vi inteiros!! ;-)
.
Bem, na época em que Bartolomeu assistia aquela série, eu ficava muito assustada... a casa em que morávamos era muito antiga e lembrava algumas das cenas dos crimes apresentados... E, para piorar a situação, o piso da escada rangia e as passadas dadas no andar de cima soavam assustadoras para aquela pirralha medrosa que vez por outra ousava ficar na saleta da TV até mais tarde...

Nenhum comentário:

Postar um comentário