segunda-feira, 20 de julho de 2009

Dia do Amigo!

Do mesmo modo que se pleiteia a instituição do imposto único, vou aqui pleitear a fusão de algumas data comemorativas, que passariam todas a ser comemoradas hoje... no Dia do Amigo!
Mãe que é mãe é mãe-amiga, o bom pai é pai-amigo, a sogra é (ou deveria ser) uma amiga, os avós são amigos muito especiais... e os namorados precisam ser (também) amigos!
.
Hoje eu recebi algumas mensagens de amigos (além de umas de pessoas que mal me conhecem, e outras mais de gente que eu não faço idéia de como meu endereço foi parar entre seus contatos...), mas não tive tempo de preparar uma minha também. No entanto, pensei muito nas pessoas que considero minhas amigas. Algumas delas até são de minha família, mas não é essa a razão da amizade que me liga a elas.
.
Para mim, amigos são mais ou menos como uma família que eu levei para o provador e experimentei para ver se ficava bem em mim... Se combina comigo, se não aperta a ponto de me deixar sufocada, se o equilíbrio entre a suavidade e a aspereza é compatível com o que eu suporto e preciso, se "parece que foi feito para mim"; eu levo comigo, conservo sempre bem pertinho de mim, cuido para que não de estrague, guardo em local arejado e bem iluminado, lavo e passo vez por outra (para deixar com cheirinho de nova) e nunca (jamais!) descarto como imprestável ou fora de moda!
.
Através de um programa de TV, hoje à tarde, fiquei sabendo que a data foi criada por um argentino como forma de festejar o primeiro aniversário da chegada do homem à Lua... Achei "uma viagem" longa demais, mas o que importa é que hoje a data é comemorada em todo (ou quase todo) o mundo!
.
Na minha vida, os amigos são tão importantes que um dia tive uma que vivia apenas na minha imaginação... aquela Marina de quem já falei... provavelmente eu me sentia só naquele mundo tão grande e precisava ter alguém que entendesse meus medos e minhas brincadeiras.
.
Lá em casa, eu não fui a única a ter amigos imaginários... Lembro que Fernando tinha dois: Guaxinim e Irmão Aluno... A mim ele contava algumas histórias desses amigos, mas eu não guardei nenhuma na memória... a não ser o triste fim de Guaxinim... "ele tomou café quente, fez uma ferida nas costas e morreu"... Dessa lembrança emprestada (pois é de Fernando), eu concluo que meu irmãozinho menos era bem mais esperto que eu: criou, buscando não se sabe de onde, um nome nome original para seu amigo imaginário predileto (Irmão Aluno só aparecia vez por outra...) e ainda encerrou a participação daquele amigo em sua vida, dando-lhe uma morte que, provavelmente, foi heróica (pois ter coragem para tomar café quente não era para qualquer um!).
.
Quanto a mim, não sei onde deixei Marina... Nem tenho certeza se dei seu nome àquela bonequinha de minha primeira infância...
.
Não sei se Erick teve algum amigo imaginário, como nunca me contou a respeito e como, quando pequeno, me contava tudo, não deve ter tido... Lembro, no entanto, que ele conversava "sozinho" quando brincava em casa com seus Legos e Playmobils... mas era sempre como se estivesse com Bruno, seu coleguinha de creche e seu grande amigo, naquela época... amigos desde os 6 meses de idade... quase irmãos (gêmeos!).
.
Era como se o dia inteiro fisicamente juntos, brincando e brigando, não fosse bastante para a amizade deles e a presença no pensamento, em alguns momentos, sofresse um processo de corporalização... Uma coisa que eu lamento muito é que atualmente eles se afastaram muito. É como se morassem me cidades diferentes, apesar de estarem separados apenas por alguns, poucos, quarteirões.
.
Pensando nos amigos que hoje são presentes em minha vida, também encontro situações parecidas com a que imagino ter sido vivida por Erick e Bruno. Muitas vezes me pego conversando mentalmente com alguém que não está do meu lado, mas que é exatamente a companhia que eu precisaria ter naquele momento, seja para compartilhar uma experiência, seja para pedir um conselho, queixar-me da vida ou fazer uma pequena fofoca.. (é até mais saudável fofocar mentalmente, não é?) ;-)
.
Bem, já não é mais o dia do amigo, o relógio me diz isso insistentemente e eu vou encerrar aqui essa "oração" que dediquei a todos que passaram pelo meu pensamento enquanto a escrevia, pois os considero meus amigos do peito!
.
Para ilustrar, uma foto em que apareço com amigas que fazem parte de minha vida desde aquela época remota em que não havia pegada humana na Lua...

4 comentários:

  1. Tia!
    Apesar de já ter passado da meia-noite...e apesar de eu ter te visto hj e nem me tocado da data...rs...FELIZ DIA DO AMIGO!Afinal de contas,como vc mesma disse,sogra tbm é amiga!
    Bjos grande,
    Mari

    ResponderExcluir
  2. Mari...
    Pois é... eu tb não te desejei felicidades especiais ontem... Mas você sabe que mora no meu coração e que te quero muito feliz!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Carmen...fiquei feliz com esta foto q vc postou ...obrigada pelo carinho menina!!!! No dia do amigo, eu estava na urgencia de um hospital em Natal com dores terriveis na coluna. Tinha ido p lá, comemorar c todos os meus irmãos a formatura de minha afilhada. Não pude particiar de todas as solenidades pq eu sentia muitas dores. Mas fiz amigos por lá q me ajudaram bastante no hospital. Estou de volta a Aju mas entrei na fisioterapia. Então menina, vamos continuar com as boas amizades até q haja um trio eletrico na lua!!!! Bjinbjin

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lu!
    Esse mês sou eu que vou viajar para ver uma sobrinha-afilhada-quaseneta se formando... Só que será em Campina... em Engenharia Elétrica... Também babarei muito!! E espero não adocer, pois vou emendar com a confraternização da família, que acontecerá em Jampa no dia em que meu pai completaria seu centenário...
    Qto à nossa amizade, vamos continuar a cultivá-la com carinho!
    Bj!

    ResponderExcluir